Partes do corpo do beato Carlo visita Rio Preto
RELIGIÃO
A comunidade católica de São José do rio Preto recebeu, entre os dias 20 e 22 de agosto, as relíquias do Beato Carlo Acutis, considerado o patrono da internet e da juventude milenar. O evento, sediado na paróquia Menino Jesus de Praga, contou com a vasta participação de jovens e demais fiéis que enxergam no primeiro millennial a alcançar as honras dos altares a inspiração de vida.
Recebidas no aeroporto da cidade, as relíquias do Jovem Beato iniciaram sua peregrinação pela comunidade. O termo relíquias é usado pela igreja Católica para designar objetos, pertences ou até mesmo partes dos corpos dos santos e beatos. No caso de Carlo, Pe. Fábio Vieira trouxe partes de seu copo.
Para aqueles que acreditam, foi uma experiência ímpar de fé, como relata o seminarista Arsenor Neto: “sou devoto do Carlo antes mesmo dele ser declarado beato. Pude participar das principais celebrações e, diante das relíquias realizei minhas orações para todos os meus”. O seminarista conclui motivando a todos a terem a experiência com as relíquias e principalmente com a história de vida do Beato.
Carlo Acutis nasceu na década de noventa, no Reino Unido, e ainda criança mudou-se com os pais para a Itália, onde cresceu e se desenvolveu na fé. Acutis não possuía uma família tão religiosa, o seu encontro com Deus se deu por conta própria, o que motivou sua família a também retornar à religião. A partir de então, levou uma vida focada nos ensinamentos e virtudes cristã, o que lhe garantiu, após sua precoce morte por leucemia aos 15 anos, a fama de santidade.
Diferente dos demais jovens, Carlo passava seu tempo no empenho da vida cristã. Frequentava missas e demais encontros, e possuía um site, no qual divulgava milagres eucarísticos, que hoje lhe concede o título de patrono da internet. Não tinha namorada, alegava ser a Virgem Maria a mulher de sua vida, e, no leito de sua morte, ofereceu seu sofrimento pelo pontífice da época, o então papa Bento XVI.
Após toda acolhida na paróquia, as partes do corpo do beato seguiram em peregrinação por outros locais da cidade, desde o Hospital da Criança e Maternidade até o Seminário diocesano Sagrado Coração de Jesus, que acolhe jovens empenhados no preparo para o sacerdócio. No último dia da presença das relíquias, a juventude católica promoveu uma festiva noite de oração e, no dia seguinte, elas se encaminharam rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, para outro encontro juvenil.
